DE VIIS MARIS ET DE COGNITIONE TERRARUM ET MONTIUM ET DE PERICULIS DIVERSIS IN EISDEM.
Das vias marítimas e do conhecimento da terra e dos montes e dos perigos diversos que neles há.
(Obra inédita, datada de 1191-93 e atribuída a Roger de Howden)
Transcrição da parte correspondente à Península Ibérica e tradução comentada à parte da costa entre Lisboa e o Estreito de Gibraltar, baseada na edição de
Patrick Gautier Dalché (ed.); "De viis maris" in Du Yorkshire a L'Inde. Une «Géographie» urbaine et maritime de la fin du XIIe siècle (Roger de Howden?), Droz, Genève, 2005; pp. 173-229 (texto) + pp. 253-286 (comentários).
Edição crítica baseada em dois manuscritos inéditos do séc. XV: P: Paris, BN(F), latin 3123, f. 126r-155v; V: Valenciennes, Bibl. mun. 453, f. 52va-74rb.
A edição de Dalché corresponde a um conjunto de três textos independentes, compilados em manuscrito, de que se conhecem as duas apenas cópias tardias acima referidas. Esse textos são:
1. Expositio Mappe Mundi
2. Liber Nautorum
3. De Viis Maris
À publicação da transcrição anotada e comentada destes textos e outras análises, o editor acrescenta dois capítulos de especial interesse e utilidade para um geógrafo histórico, que podem ser lidos como ensaios independentes:
- Décrire le monde et situer les lieux (pp. 49-82).
- Espaces maritimes et techniques nautiques (pp. 83-121).
O terceiro texto original "De Viis Maris" apresenta uma descrição da geografia naval de uma viagem entre a Inglaterra e a Terra Santa, com elementos de informação geográfica que alcançam a Índia. O texto transcreve numerosas partes da Chronica Magister Roger Houedone, escrita um ou dois anos antes pelo que se presume ser o mesmo autor.
A parte respeitante à Península Ibérica é a que nos interessa aqui, pelas novidades que apresenta relativamente à Chronica.
Ver a transcrição do original referente à Península (e outras coisas mais) em
http://imprompto.blogspot.com/2010/12/de-viis-maris.html
Reitero os meus agradecimentos a
Hispalois por me ter indicado esta bibliografia!