Red social de Arqueologos e Historiadores
A parte mais ocidental da Península Ibérica é, na Ora Marítima ( séc VI ac), chamada Ofiussa, literalmente "Terra de serpentes". Segundo Rufus Avieno (séc IV dc), que se baseou na Ora Marítima, Ofiússa era antigamente habitada pelos estrimínios, um povo que poderia ser um representante ou descendente da cultura megalítica europeia ( 3000/4000 ac). Segundo uma lenda recolhida por Avieno, os estrímnios foram expulsos de suas terras por uma invasão de serpentes, o que deu origem às mais variadas interpretações pelos estudiosos. Uma delas diz que a invasão das serpentes simbolizava os Saefes, povo celta que teria migrado e expulsado os estrímnios. Elementos celtas não faltam por aqui…
Deixo algumas fotos da Serra do Reboredo, em Penela da Beira, Penedono, onde se encontram as ruínas de uma dupla muralha de um mais do que provável castro. As encostas e toda a sua envolvência são magníficas nos seus afloramentos graníticos e, a paisagem, pouco a pouco, de natural se vai transformando em mental …
Comentar
Bienvenido a
Arqueologia, Historia Antigua y Medieval - Terrae Antiqvae
Terrae Antiqvae es una Red Social sin ánimo de lucro. Necesitamos tu apoyo para el mantenimiento del sitio. Apadrina esta Comunidad
Derechos de Autor:
Terrae Antiqvae® is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0 Unported License.
Información legal: Terrae Antiqvae® es Marca registrada por José Luis Santos Fernández. Marca nº 2.679.154 - Clase 41, Madrid, España. Reservados todos los Derechos. En Internet desde Julio de 2001.
Normas de la Comunidad (Aviso Legal): Netiqueta - Términos de servicio
© 2025 Creado por José Luis Santos Fernández. Tecnología de
¡Necesitas ser un miembro de Arqueologia, Historia Antigua y Medieval - Terrae Antiqvae para añadir comentarios!
Participar en Arqueologia, Historia Antigua y Medieval - Terrae Antiqvae