Red social de Arqueologos e Historiadores
Started 18 May 2017 0 Respuestas 0 Me gustan
Gostaria do vosso comentário e contributo…Seguir leyendo
CURRICULUM VITAE
(Resumido)
Maria Filomena dos Santos Barata
Local de Nascimento: Luanda, Angola
Data de Nascimento: 18/05/57
Portuguesa
Rua Ricardo Reis, nº 6 – 5º E
2675-237 Odivelas
Telefone: 00 351 927642258
Mail: barata.filomena@gmail.com
1997 - Mestrado de Arqueologia na Faculdade de Letras do Porto.
1992-93 – Frequência do primeiro ano do Mestrado de História de Arte na Universidade Nova de Lisboa.
1980 - Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa.
CARGOS/INSTITUIÇÕES
2008 – Assessora da Direcção do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico do Ministério da Cultura (desde Janeiro 08)
2007 – (NOV-DEZ.) Directora de Serviços dos Bens Culturais, Direcção Regional de Cultura de Évora, em regime de substituição.
2001-2007 – Directora Regional de Évora do IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) do Ministério da Cultura.
1999-2001 – Chefe de Divisão de Salvaguarda da Direcção Regional de Évora do IPPAR.
1996-2001 - Co-responsável do Programa «Itinerários Arqueológicos do Alentejo e do Algarve».
1990 - Responsável pelas Ruínas de Miróbriga e pelo seu programa de Valorização, até à presente data.
1994 a 2002 - Correspondente portuguesa da Revista de Arqueologia, Madrid.
1996 – 2006 - Fez parte do Conselho Editorial do Consórcio da Cidade Histórico-Artística e Arqueológica de Mérida.
PRINCIPAL ÁREA DE INVESTIGAÇÃO:
Período Romano
História e historiografia da Arqueologia e do Património em Portugal
História do Urbanismo.
2012 – Directora Científica e Redactorial da Revista «Portugal Romano».
2011 – Comunicação sobre «Cidades Vivas e Cidades Mortas», Miróbriga.
Várias publicações consultáveis em: http://www.portugalromano.com/?s=filomena+barata
2010 – Coordenou o Documento preparatório para um «Plano Estratégico para a criação de uma rede de reservas de Arqueologia» , IMC. http://www.portugalromano.com/2011/12/plano-estrategico-para-a-criacao-de-uma-rede-de-reservas-arqueologicas/
2009
Participou no Encontro de História do Litoral Alentejano, em Novembro de 2009, com uma comunicação «Os Recursos Arqueológicos: um percurso ao longo do Sado».
Participou com uma comunicação «Miróbriga: Balanço dos trabalhos dos últimos vinte anos», no 1º Encontro de Arqueologia e História em Alcácer do Sal - 22 a 24 de Maio de 2009.
Foi convidada a colaborar na exposição sobre «Alvalade no Tempo», tendo sido co-responsável pelo vídeo da mesma e pela autoria de textos da exposição.
2008
Fez a coordenação científica da exposição e do catálogo sobre a Cripta arqueológica do castelo de Alcácer do Sal : (roteiro / coord. científica Maria Filomena Barata ; coord. ed. Jorge Vila Nova Alves, Miguel Soromenho ; invest. e textos António Cavaleiro Paixão... [et al.] ; [ed. lit. Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico]. Lisboa : IGESPAR, D.L. 2007).
Participou como conferencista no âmbito do 2º ano do Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural do Departamento de História da Universidade de Évora, no dia 14 de Novembro.
Participou, como colaboradora, em Agosto no Seminario Internazionale Parco Fluviale del Guadiana, a convite da organização – ACMA, tendo ainda apresentado uma comunicação.
Colabora a convite da Universidade de Évora na execução do Plano Estratégico de Évora.
Foi convidada a leccionar, em Fevereiro de 2008, no mestrado em «Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos um módulo sobre «Circuitos Arqueológicos do Alentejo».
Foi convidada a leccionar, em 1 de Março de 2008, um módulo no Mestrado «Gestão e Valorização do Património Artístico: prática de projecto» da Universidade de Évora.
2007 - Fez parte da Comissão Científica da exposição «Miróbriga: o tempo ao longo do Tempo», Museu Municipal de Santiago do Cacém.
Leccionou, um seminário no módulo de Arte e Património do Curso de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa, sob o tema genérico: O Património e o seu território».
2005-2006 - Leccionou como Assistente Convidada da Universidade de Évora.
2005:
Leccionou um seminário no âmbito da disciplina de Arte e Património do Curso de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa, sob o título «Sítios e seus Territórios», a 17 de Março de 2005.
2003:
Leccionou um seminário no âmbito da disciplina de Arte e Património do Curso de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa, sob o título «Património: questões de valorização», a 20 de Novembro de 2003.
2002:
Participou como oradora convidada no seminário promovido pela URBE em Évora «Arqueologia Urbana» no dia 1.03.02, tendo desenvolvido o tema «Quando Preservar?».
Organizou em Miróbriga, nos dias 10 e 11 de Maio, uma reunião de trabalho e uma sessão pública sob o título genérico «Miróbriga: Recursos Culturais e Ambientais», inserido numa candidatura aprovada ao Programa «Cultura 2000», Laboratório de Recursos Culturais e Ambientais, da Comunidade Europeia.
Participou em Cortona, Itália, em Julho de 2002 numa reunião de acompanhamento do programa «Cultura 2000», como representante portuguesa.
Conferência sobre «O Sítio Arqueológico de Miróbriga – que função? Balanço de Actividades desenvolvidas no Sítio» no 2º Encontro Nacional de Museus com Colecções de Arqueologia, promovido pela Secção de Museologia do Departamento de Ciências Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
2001 - Coordenou a exposição do «Centro de Acolhimento e Interpretação» de Miróbriga, com a colaboração dos especialistas que têm vindo a trabalhar neste Sítio Arqueológico, tendo acompanhado toda a construção do mesmo e o seu programa.
2000 - Colaborou na organização do encontro «Interpretação de Sítios», tendo feito uma comunicação sobre Itinerários Arqueológicos do Alentejo e do Algarve: Acções Integradas para a Interpretação de Sítios.
Colaborou na organização e participou na Conferência/Debate sobre Projectar hoje em meio histórico, que teve lugar na D.R.Évora do IPPAR, no dia 29 de Julho de 2000, em parceria com o Arquitecto Antonio Angellilo.
1996- 2006 - Fez parte do Conselho Editorial do Consórcio da Cidade Histórico-Artística e Arqueológica de Mérida, desde 1996 a 2006.
1994 - Colaborou na realização de um vídeo sobre Portugal antes dos Portugueses, executado para o Museu Nacional de Arqueologia Leite de Vasconcelos.
Fez parte da organização do Encontro Histórico Transfronteiriço, realizado pelo IPPAR/Junta de Extremadura, a 19, 20 e 21 de Dezembro de 1994.
1990 a 1992 - Colaborou com o Gabinete Técnico Local da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, na resenha histórica do concelho, tendo Participado na apresentação pública do trabalho (1991) através da elaboração de um vídeo dedicado ao Urbanismo de Santiago do Cacém.
1991 - Promoveu, através do «Clube Europeu de Arqueologia» um conjunto de conferências sobre Arqueologia no Litoral Alentejano.
1990 - Responsável pelas Ruínas de Miróbriga e pelo seu programa de Valorização, até à presente data.
Fez parte da Comissão Organizadora do Colóquio Os Sítios Arqueológicos na Europa - sua Conservação, Manutenção e Valorização, que se realizou em Conímbriga, no âmbito das actividades do Conselho da Europa.
Integrou a equipa que apresentou a proposta de um Museu de Sítio no Concurso Nacional de Ideias para a Valorização das Ruínas da Rua de Sembrano, Beja.
1989-90 - Concebeu, em colaboração, o guião e coordenou a execução da exposição permanente da Capela de S.Brás, Miróbriga.
1988 e 1989 - Desenvolveu trabalho no «Grupo de Trabalho do Vidro» da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, tendo em vista a Conferência Internacional sobre História, Tecnologia e Arqueologia Industrial do Vidro e participou na elaboração do seu programa.
Coordenou, em colaboração, a exposição O Vidro em Portugal que teve lugar no Museu Nacional de Arte Antiga, promovida pela Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial e coordenou, em colaboração, o catálogo da exposição.
1987 - Participou na coordenação e concepção da exposição Arqueologia no Vale do Tejo, colaborando na elaboração do seu catálogo.
CONFERÊNCIAS/PUBLICAÇÕES
2008 – Apresentou em Serpa, em Agosto de 2008, uma comunicação sobre «Inetrvenções em Património no Alentejo» no Agosto no Seminario Internazionale Parco Fluviale del Guadiana, a convite da organização – ACMA.
Apresentou em Junho de 2008, em Cagliari, Sardenha, a convite da Universidade de Cagliari, a comunicação «Critérios de Intervenção para re-uso de edifícios e monumentos históricos – alguns exemplos no Alentejo»
2007:
«Afinal existe Património sem o ritual e sem a Palavra?», Universidade de Évora.
«Miróbriga e outros Fora da Lusitânia», Colóquio sobre Ciudad y Fora, Mérida (Dezembro 2007) sobre (conferência ainda não publicada).
2004
«Conservar para quê?», 8ª Mesa Redonda de Primavera, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Março de 2004, publicado nas Actas do mesmo encontro.
«Miróbriga e sua Musealização», Colóquio Internacional Arqueologia Romana para el Público: Musealización de yacimientos arqueológicos, Mérida.
2003
«Investigação, Valorização e Gestão de Sítios Arqueológicos», VII Jornadas Arqueológicas da Associação dos Arqueólogos Portugueses (conferência)
.
2001
«Algumas Reflexões sobre Património». Revista Património/Estudos, nº 3, IPPAR.
«O Hipódromo ou circo de Miróbriga», Museo Nacional de Arte Romano, Mérida.
«Itinerários Arqueológicos do Alentejo e do Algarve», «Revista de Arqueologia», nº 240
«Miróbriga, Ruínas Romanas», Roteiros da Arqueologia Portuguesa, IPPAR.
«Miróbriga, Musealización y Difusión de una Ciudad Romana», Revista de Arqueologia, nº 250, Madrid.
1999:
«Trabalhos Arqueológicos na Ponte Romana de Miróbriga», Vipasca, nª 8, Aljustrel.
«Balanço dos últimos Trabalhos de Investigação e de Valorização de Miróbriga», Vipasca, nª 8, Aljustrel.
«As Habitações de Miróbriga e os Ritos Domésticos Romanos» para a Revista Portuguesa de Arqueologia, IPA.
«As Habitações de Miróbriga e os Ritos Domésticos Romanos» para a Revista Portuguesa de Arqueologia, IPA, Lisboa.
1998:
«Os Itinerários Arqueológicos do Alentejo e do Algarve», in Mérida Ciudad y Patrimonio, Consórcio da Cidade Histórico-Artística e Arqueológica de Mérida.
«Miróbriga: sua valorização e caracterização», in Anaes de Arqueología Cordobesa,nº 9, Universidade de Córdova.
«Miróbriga; Últimos Trabalhos Arqueológicos e de Valorização do Sítio», publicada na revista Mérida, Ciudad y Patrimonio, 1999.
1997:
«As Cidades e as Memórias», in Mérida Ciudad y Patrimonio, Consórcio da Cidade Histórico-Artística e Arqueológica de Mérida, 1997.
Noventa Séculos entre a Serra e o Mar, (coordenação) IPPAR, 1997.
«O Promontorium Sacrum e o Algarve entre os Escritores da Antiguidade». Noventa Séculos entre a Serra e o Mar, IPPAR, 1997.
«Ruínas de Miróbriga - trabalhos em curso e sua caracterização», in Pelo Caminho das Pedras, Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
1995:
«O Tesouro Romano da Lameira Larga, Penamacor», Revista de Arqueologia (Maio de 1995), Madrid.
1994:
«O Belo em Vitrúvio ou a Cidade da Utopia»,Vipasca, Aljustrel.
«A propósito do Touro esculpido de Miróbriga» Vipasca, Aljustrel.
«Conservação, Salvaguarda e Valorização dos Sítios Arqueológicos em Meio Urbano - uma Reflexão», Actas do Encontro de Arqueologia Urbana, Braga, 1994.
«Le cirque romain de Miróbriga et sa mise en valeur», inserida no encontro promovido pelo Conselho da Europa sobre L’Accueil des visiteurs dans les edifices antiques du spectacle (16-18 de Outubro).
1993:
«O Conceito de Património ao longo dos Tempos», Vipasca, nº 2, 1993, Aljustrel.
«Os Vidros Romanos do Museu de Santiago do Cacém», Vipasca, nº 2, 1993, Aljustrel.
«A Cidade Romana de Miróbriga, Portugal», Revista de Arqueologia, Maio 1993, Madrid.
«O Território de Miróbriga», Actas do XIV Encontro Internacional de Arqueologia Clássica, Tarragona.
«A Cidade Romana de Miróbriga», Almadan, Julho 1993, Almada.
1992:
«O Vidro em Portugal» in Antiquários, Alfarrabistas, Galerias de Arte, 1992-93, Estar Editora (em colaboração).
«Museu da Rua de Sembrano, Beja», Boletim da Câmara Municipal de Tomar, Outubro
1991:
«Conservação, Manutenção e Valorização dos Sítios Arqueológicos - uma reflexão», Jornadas da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Lisboa, (editadas).
1990:
«Cultural Tourism - Two archaelogical sites in southern Portugal (Tróia e Miróbriga)», in Archaelogical Parks and Cultural Tourism, Conselho da Europa, Malta..
Lisboa, 4.04.212
Hola Filomena. Encantado de aceptar tu propuesta de amistad.
Saludos
Participar en Arqueologia, Historia Antigua y Medieval - Terrae Antiqvae
Bienvenido a
Arqueologia, Historia Antigua y Medieval - Terrae Antiqvae
Terrae Antiqvae es una Red Social sin ánimo de lucro. Necesitamos tu apoyo para el mantenimiento del sitio. Apadrina esta Comunidad
Derechos de Autor:
Terrae Antiqvae® is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0 Unported License.
Información legal: Terrae Antiqvae® es Marca registrada por José Luis Santos Fernández. Marca nº 2.679.154 - Clase 41, Madrid, España. Reservados todos los Derechos. En Internet desde Julio de 2001.
Normas de la Comunidad (Aviso Legal): Netiqueta - Términos de servicio
© 2025 Creado por José Luis Santos Fernández. Tecnología de